Layout de móveis: truques e dicas

Se você não está feliz com o layout atual de sua casa, por que não mudar um pouco? Às vezes uma nova planta do ambiente é tudo que você precisa para dar a sua casa um aspecto polido e aconchegante.

Criar um layout de móveis pode ser uma das partes mais difíceis para fazer um design de interiores mais harmonioso. Talvez você já tenha todas as peças, mas não sabe como ajustá-las à planta correta. Ou quem sabe você esteja começando do zero e pensando em como investir nos móveis corretos. Uma das características mais importantes de uma sala harmoniosa é ter uma planta bem dimensionada e bem projetada.

Programa para desenhar planta baixa com medidas

Exemplo de Planta Baixa no Homestyler

No início de um projeto, antes de fazer uma grande compra, é importante ter uma ideia de como as novas peças podem caber em seu espaço. Um dos nossos programas favoritos para brincar com opções de layout de móveis e plantas baixas com medidas é o Homestyler. E o melhor, ele é super fácil de usar! Comece por desenhar as dimensões do seu quarto. Adicione portas e janelas e comece a escolher seus móveis. O Homestyler tem uma seleção grande de mobília de tamanho padrão genérica para você brincar. Coloque cada peça na planta do seu quarto, arraste-a e decida onde ela ficará melhor. Não perca muito tempo em escolher estilos específicos ou cores de móveis e não se preocupe com o quão feia algumas peças possam parecer. Basta selecionar peças que tenham a forma e tamanho gerais que você está considerando. É tudo sobre fluxo e posicionamento, não estilo.

Abaixo, um tutorial de como utilizar o Homestyler:

Tutorial básico de como usar o Homestyler

Os programas de layouts digitais são excelentes para começar a desenhar a sua planta, pois você terá uma noção geral de como a planta baixa vai fluir e o que você pode incluir no espaço. Mas, algumas vezes isso não será suficiente. Se você realmente quer saber como vai ficar o espaço entre a mesa de café e o sofá, use a fita do pintor para criar contornos de sua mobília no chão. Colocar o layout de sua mobília faz com que as plantas pareçam um pouco mais reais do que apenas vê-las na tela do computador. Caminhe ao redor da fita, recue e visualize as peças inteiras no espaço. Esta também é uma ótima maneira de ter uma ideia de como as peças ficarão contra a parede. Tape o contorno de uma cabeceira ou da cômoda, faça diversos testes e veja como o espaço será preenchido.

Conclusão

Às vezes, não há substituto para visualizar a mobília no espaço desejado, mas se você está tentando reorganizar uma sala com a mobília que você já possui, o interessante é tentar ter uma boa noção de como ficará o seu novo layout. Use o Homestyler e a fita do pintor para reduzir o layout a algumas plantas possíveis e, em seguida, experimente-as no espaço. Caminhe pelo seu novo layout de móveis, sente-se em cada peça, saia da sala e volte algumas vezes. Tome nota dos pontos focais (bons e ruins). Anote seus pensamentos e tire algumas fotos antes de trocá-las, para que você possa comparar antes de escolher a melhor planta.

Rolar para o topo