móveis rústicos

Estilo rústico: 7 ideias para você se inspirar

O estilo rústico está cada vez mais presente no mercado, contudo, ao contrário do que muitos podem pensar, ele deixou de estar apenas em casas de campo para também invadir as cidades e metrópoles. Por ser muito diferente do comum, existe um certo receio em utilizá-lo na decoração e quando não utilizado da maneira correta pode deixar o ambiente uma verdadeira bagunça, com vários estilos, texturas, tipos de móveis sem que eles criem uma harmonia entre si. Por isso, veja 7 ideias para não errar no estilo rústico de seu espaço.

Estilo rústico x sofisticado

Muitas pessoas pensam não ser possível criar um ambiente rústico sofisticado, no entanto, mesmo que sejam diferentes, é possível compor um ambiente com ambos. O primeiro possui elementos com texturas e formas mais naturais, utiliza peças que remetem à natureza e possui acabamentos imperfeitos, que podem ser adquiridos pelo material ou criados manualmente. Já o sofisticado é uma qualidade que pode ser atribuída a qualquer estilo de decoração, remetendo a combinações elegantes e de bom gosto. Ou seja, um ambiente com itens de vidro e espelho, não necessariamente será sofisticado se não possuir bom gosto e boas combinações.

Agora que você entendeu o conceito mãos à obra!

Plantas

Como falado, o estilo rústico remete à natureza voltado ao campo e zona rural, sendo assim, o uso de plantas para criar esse tipo de ambiente é uma ótima opção, visto que também oferecem vida ao espaço. No entanto, por mais que sejam lindas, é preciso cuidar da forma correta, visto que cada planta possui necessidades diferentes, sendo necessário pesquisar quais podem viver em ambientes fechados para não se decepcionar.

Pendurar vasos pode ser uma forma diferente de aproveitar o espaço, mas também é possível utilizar suportes de alturas diferentes, prateleiras e em jardins verticais. O segredo é utilizar materiais como madeira para reforçar ainda mais o rústico.

Móveis

Se engana quem pensa que móveis planejados não podem ser utilizados no estilo rústico, afinal é possível utilizar materiais, texturas e cores diferenciadas que podem remeter à madeira. Também é possível combinar com móveis antigos, podendo criar um ótimo contraste e ao mesmo tempo harmonia para o ambiente. Além disso, unir os móveis com objetos de metal ou vidro pode oferecer um toque de sofisticação e elegância, encontrando esses itens em loja de móveis disponível no mercado.

Artesanato

Atualmente, o artesanato é visto como um objeto criado manualmente, possuindo um preço mais acessível do que uma peça de arte, mas ainda oferecendo uma característica rústica para o ambiente. Um item comprado em uma cidade histórica ou criado e oferecido por alguém especial é uma forma de compor seu espaço e deixá-lo personalizado de acordo com seus gostos e preferências, além de promover aconchego e conforto.

Iluminação

A iluminação é um elemento que não deve ser deixado de lado, visto que pode realmente transformar o ambiente. Sendo assim, é imprescindível que ela seja previamente planejada para estar em harmonia com os demais itens e oferecer ainda mais sofisticação para o local. Sua temperatura deve ser levada em conta para não destoar, sendo indicado utilizar iluminações mais quentes, que combinam com os tons da madeira, promovendo um ambiente aconchegante e acolhedor. Além disso, avalie se irá utilizar lustres, pendentes ou plafons, para não misturar muitos estilos diferentes e oferecer sensação de bagunça.

Cores

Combinar as cores da maneira correta é fundamental para criar um espaço harmônico, afinal, utilizar a errada pode desequilibrar e deixar o ambiente sem estilo algum. Os tons devem combinar com todos os elementos presentes como pisos, cortinas, móveis, paredes, objetos, plantas, etc. Utilizar o círculo cromático pode servir de inspiração na composição da paleta de cores. Por fim, não utilize muitas cores fortes e que brigam entre si, para não prejudicar o espaço.

Paredes

Nas paredes, além das plantas, aposte em tons neutros e mais claros, como cinza ou areia, para não deixar o ambiente muito escuro e pesado. Além disso, o tijolo ou pedra natural à mostra é uma forma de oferecer ainda mais rusticidade para o local, ao mesmo tempo que promove a sensação de aconchego. Aposte também em quadros, painéis de madeirae esculturas de parede para alimentar o espaço com itens diferentes. Jardins verticais, como falado, são uma ótima combinação para o espaço.

Objetos

Existe uma variedade incrível de objetos que podem ser incluídos em um ambiente rústico, mas a decoração utilizando itens com toques de cobre se tornou referência para esse tipo de espaço. Isso porque, remete às fazendas devido aos tachos para produzir doces e alambiques da cachaça. Além disso, tais objetos podem ser encontrados facilmente na casa dos avós, possuindo longa durabilidade e independente da moda continuam presentes no dia a dia, sendo muito resistentes e adaptáveis ao tempo.

E aí, gostou das dicas? O estilo rústico é único e por mais diferente que seja, vale a pena investir e criar um ambiente totalmente diferente dos demais.

Rolar para o topo