Como escolher a cor certa do móvel planejado?

Decorar sua casa pode ser super divertido e também super estressante. Quando se deparar com uma gigantesca lousa em branco, pode ser difícil saber exatamente por onde começar. Com tinta? Com o sofá perfeito? E aquele quadro que você ama? Enquanto você está tentando decidir sobre todas essas coisas diferentes, podemos oferecer algumas dicas sobre como escolher a cor dos móveis.

A escolha da cor do móvel é totalmente pessoal

Primeiramente, é importante considerar como a cor influencia nas sensações. Embora existam algumas correlações científicas (como amarelo faz você se sentir positivo e esperançoso, ou azul faz você se sentir calmo e em paz), há também as escolhas pessoais. Talvez você tenha amado o banheiro turquesa da sua infância ou a parede lilás da casa dos seus avós, que cheirava a chips e por isso lhe traz boas lembranças. Quaisquer que sejam suas associações pessoais com as cores, elas influenciam os tons que você deseja em sua casa. O conforto pessoal deve sempre prevalecer sobre a tendência:

Ao fazer uma lista de móveis favoritos, certifique-se de verificar se está escolhendo uma cadeira específica para a grama pela sua beleza, pelas cores, ou porque você sabe que ela durará bastante tempo.

O que vem primeiro, a pintura ou o mobiliário da casa?

Quando você está tentando descobrir como escolher móveis para a sua casa, pode ficar tentado a pintar a casa toda e depois decidir. A tinta parece uma boa base para começar, certo? Se você está pensando em pintar sua casa de branco, então vá em frente. Mas se você é mais aventureiro com as cores e considera a parede um recurso para o design de seu imóvel, talvez seja melhor pensar melhor sobre as suas opções.

Escolher o seu mobiliário primeiro ajuda você a pensar em uma paleta de cores mais naturalmente. Se você se basear em cores fortes e brilhantes para as suas cadeiras e sofás, é fácil usar uma cor de parede neutra. Mas e se você se apaixonar por um sofá e ele só vem em cores neutras? O sofá e você se pertencem, então tanto a parede, como os móveis precisam transmitir um ambiente completamente aconchegante. Você pode querer alterar a cor de sua parede para acomodar essa mudança inesperada no plano. Lembre-se: as opções de pintura são infinitas, mas a mobília vem em uma seleção específica de formas e cores.

Também é importante lembrar que pintar uma parede não é tão fácil quanto um novo travesseiro. Sim, algumas peças de mobiliário são um investimento considerável, mas uma mesa de café nova e elegante é mais acessível e menos trabalhosa do que uma pintura totalmente nova. Os acessórios são a chave para facilitar as mudanças sazonais.

Evitando Armadilhas no Design da Casa

O Pinterest é um excelente lugar para coletar informações e armazenar ideias. Muitas horas inspiradoras podem ser gastas utilizando o Pinterest. Quantos quartos de conceito aberto, com paredes brancas e muito verde, podem ser usadao? Muitos. Estes quartos são lindos, mas eles podem dar uma espécie de visão de túnel de design. Ao invés de tentar imitar uma sala, identifique o que você gostou na sala e adicione-a a uma lista. Você é atraído por salas cheias de plantas porque elas fazem você se sentir calmo? Escreva “Quero me sentir calmo” ou “Serenidade agora!”

É muito mais provável que você construa uma sala que seja bonita e funcional se puder se concentrar em como deseja se sentir na sala. Para criar um ambiente mais calmo é interessante utilizar cores neutras, azuis, tecidos de linho, assentos baixo, peças de decoração, fotografias de viagens.

A mobília não precisa ser organizada em torno de um único ponto focal.

Entender a Luz e a Cor

A quantidade de luz que seu quarto recebe determinará o brilho ou a suavidade de suas peças escolhidas. Antes de tomar qualquer decisão importante, dê uma olhada no modo como a luz natural funciona no seu quarto. Se o quarto é naturalmente brilhante durante todo o dia, você tem a oportunidade de brincar com cores mais brilhantes e quentes. O sol complementa sua intensidade e aumenta sua vitalidade. De outro modo, se o seu quarto só recebe sol pela manhã ou no final da tarde, você pode querer abraçar essa ideia e escolher um tom mais sombrio e escuro. Se você tiver tempo, um teste de amostra pode ser uma ótima maneira de ver quais cores funcionam melhor. Tente pintar uma área de dois a três pés do seu espaço na cor escolhida e, em seguida, observe como a luz funciona no espaço por cerca de uma semana. Você pode evitar o problema de ter que pintar toda a sala e se arrepender posteriormente.

Para descobrir como escolher a cor de sua mobília, confie no seu estilo pessoal. Considere o impacto que a luz terá em seu espaço. E lembre-se, o importante é se divertir sempre em todas as etapas!

Quanto mais desapego tiver, mais pessoal e aconchegante será a sua casa.
Caso tenha interesse na fabricação de móveis planejados para a sua casa, entre em contato conosco, teremos um imenso prazer em ajudar você a escolher o móvel e cor que se encaixará perfeitamente em seu lar.

Rolar para o topo