Como conservar móveis de madeira

Para que os móveis mantenham sua aparência original por muito tempo, é necessário cuidado sistemático. Afinal, os móveis são sensíveis a muitos fatores: mudanças de temperatura e umidade, exposição à luz direta do sol, danos mecânicos, etc. Assim, em ambientes úmidos, os móveis podem ficar manchados e sem brilho, em salas com temperatura e secura elevadas, os móveis podem ficar cobertos por pequenas rachaduras. E a luz solar direta causa envelhecimento do verniz.

Para evitar que isso aconteça, você precisa considerar cuidadosamente o cuidado da mobília.

Qualidade dos móveis

Há uma razão pela qual os móveis de madeira sejam produzidos um design e materiais de qualidade . Não só é uma opção durável, mas uma peça bem feita com apelo atemporal. É claro que você precisará aprender a limpar os móveis de madeira da maneira correta para que ele dure o máximo de tempo possível.

Como limpar móveis de madeira?

Embora possa parecer complicado limpar a madeira, uma abordagem simples é sempre melhor. Como cada acabamento, mancha e tipo de madeira é diferente, é difícil ter uma abordagem única para a limpeza de móveis de madeira, mas uma boa regra prática é começar primeiro com as soluções de limpeza mais suaves e seguir seu caminho. Durante o tempo, você sempre desejará testar novos produtos de limpeza ou produtos em um local imperceptível antes de limpar toda uma mesa ou cadeira. Siga os passos abaixo para começar a limpar corretamente seus móveis de madeira:

Limpar móvel com pano de microfibra

Comece por limpar o seu mobiliário de madeira com um pano de microfibra pouco úmido para remover poeira e sujeira. Você não vai querer que a água entre na madeira, então limpe-a rapidamente com outro pano seco de microfibra.

Se o seu mobiliário de madeira tiver manchas com resíduos pegajosos, adicione uma gota de detergente a um pano de microfibra e teste em um pequeno espaço fora da vista da mobília para garantir que o acabamento não seja removido. Se estiver tudo ok, misture algumas gotas de detergente com um copo de água e trabalhe suavemente sobre a parte pegajosa. Evite molhar a madeira na água e, depois de limpar o local, limpe a área com outro pano de microfibra.

Produto químicos em móveis de madeira

Em situações mais extremas, você pode precisar experimentar produtos químicos. Mais uma vez, teste um pequeno local antes para se certificar de que não irá remover o acabamento. Trabalhando em uma área bem ventilada, aplique um pouco de álcool mineral em um pano limpo e esfregue a área pegajosa. E se isso ainda não der certo? Talvez seja necessário considerar o retoque da peça.

Retoques em móveis de madeira

Dependendo do seu mobiliário de madeira, você pode precisar aplicar um pouco de cera para protegê-lo e ajudar a manter seu brilho. Usando uma gaze, aplique uma cera semi-sólida (sem silicone) para o mobiliário de madeira. Deixe a pasta de cera repousar sobre a superfície de madeira por alguns minutos antes de polir com um pano de microfibra limpo. Evite sprays de polimento, que podem deixar um resíduo.

Conclusão

Como mencionado acima, comece sempre com o método de limpeza menos prejudicial primeiro e teste a solução antes de aplicá-la à peça inteira. Na pior das hipóteses, se você se sentir realmente inseguro sobre o que fazer, teste em algum móvel que não será aproveitada mais!

Rolar para o topo