Os 10 erros mais comuns no design da cozinha

A cozinha é verdadeiramente o coração da casa. É o lugar onde não apenas cozinhamos, mas também tomamos café da manhã, almoçamos, jantamos ou simplesmente confraternizamos com a família e os amigos. E como a vida está constantemente em pleno andamento, deixamos passar algumas coisas básicas para a nossa casa. É por isso que o design da cozinha deve ser bonito, ergonômico e funcional.

No entanto, criando um interior de cozinha, pessoas inexperientes muitas vezes cometem sérios erros, que são posteriormente muito difíceis de corrigir. Aqui estão os 10 mais comuns:

1. Dificuldade de acesso ao Triângulo da Cozinha

O triângulo da cozinha inclui pia, fogão e geladeira. O espaço entre eles é a principal atividade de trabalho. O planejamento da localização desses elementos deve ser feito com muito cuidado para garantir acesso irrestrito a eles.

Idealmente, o perímetro do triângulo da cozinha não deve ser inferior a 3 metros e superior a 7,5 metros. Caso contrário, você ficará muito desconfortável em realizar suas atividades e terá que gastar muita energia em correr pela cozinha.

2. Escassez de espaço de armazenamento

A cozinha é sempre mantida com muitos itens diferentes, como pratos e utensílios domésticos. Se a área da cozinha planejada não for muito grande, você encontrará constantemente uma falta de espaço livre no armário.

Como resultado, você começará a usar a mesa de jantar e a bancada de trabalho de forma não usual, mas como prateleiras adicionais. E tudo isso por causa do design mal concebido de móveis.

Para evitar isso, é necessário maximizar o uso do espaço vertical. Equipe o espaço livre acima da geladeira e acima do fogão, e também coloque os armários verticais sob o teto.

3. Área de trabalho pequena

Um dos problemas mais comuns no design da cozinha é a falta de área de trabalho, pois é um elemento multifuncional e freqüentemente usado no interior. Para evitar inconvenientes desnecessários, considere instalar uma ilha ou uma barra.

4. Má iluminação

A cozinha é o lugar da casa em que a iluminação fraca é simplesmente inaceitável. Esta não é apenas uma questão de beleza, mas também uma questão de segurança. Na cozinha, você está constantemente lidando com objetos afiados e quentes, portanto, além das lâmpadas padrão, é necessária uma iluminação separada das áreas de trabalho.

5. Material de acabamento de cozinha de baixa qualidade

Muitas vezes, quando o orçamento para a reparação da cozinha é limitado, o material da cozinha é feito com base residual. Ou seja, se você não tem dinheiro suficiente para telhas, vidro ou outros materiais caros, a escolha se inclina para a pintura ou papel de parede. Tais economias resultam em custos adicionais posteriormente.

Imagine como serão as paredes da sua cozinha após o ataque de vapor e várias manchas gordurosas. Além disso, seus esforços para limpar uma superfície de baixa qualidade com produtos químicos, mesmo que adequados, podem levar a resultados ainda mais desastrosos.

6. Exaustor

O cheiro desagradável pode estragar a impressão do melhor design de interiores. Muitas donas de casa mais tradicionais acreditam que a janela aberta pode substituir o exaustor. No entanto, na prática, esta regra só funciona sob certas condições climáticas. Uma pequena área da cozinha e um layout fechado do apartamento não é uma delas.

Portanto, se você não quer minar a saúde de sua casa com rascunhos constantes e entender a importância do ar limpo, é melhor obter um exaustor de qualidade que não apenas remova odores e mantenha a cozinha limpa, mas também permita que você e sua família respirem melhor.

7. Tamanho errado da ilha

Quando pensamos em uma ilha adicional na cozinha, imaginamos espaço de armazenamento adicional e uma superfície de trabalho estendida. No entanto, ilhas muito grandes ou incorretamente localizadas podem causar muitos inconvenientes. Passagens estreitas, acesso difícil ao triângulo da cozinha e outras dificuldades em se locomover livremente, podem atrapalhar muito o seu dia a dia.

8. Lixo

Não feche os olhos para os problemas associados ao ambiente. O homem moderno simplesmente não pode deixar de pensar no futuro. Gerencie seu lixo configurando recipientes separados para diferentes tipos de resíduos.

Esta inovação barata na cozinha mostrará aos hóspedes que você é uma pessoa que pensa e não é indiferente, e pode causar uma reação em cadeia extremamente positiva.

9. A busca da moda

Em um esforço para organizar a sala de acordo com as últimas tendências em design, muitas pessoas esquecem que a moda muda a cada temporada, e o interior da cozinha vai ficar com você por um longo tempo. Portanto, é melhor escolher não o que está na moda, mas o que você realmente gosta.

10. Recusa de serviços de profissionais

Muitos cometem o erro de assumir o projeto de design da cozinha. Economizar em serviços de designer, muitas vezes leva a mais tempo, dinheiro e esforço. Afinal, não se trata apenas da beleza do interior, mas também da qualidade e segurança de todos os seus componentes.

Um profissional irá determinar suas necessidades, combiná-las com suas habilidades e preferências estéticas. Como resultado, você terá não apenas uma bela fachada, mas uma cozinha funcional e confortável.

Abaixo, algumas ideias de cozinhas planejadas modernas e funcionais para inspirar o seu projeto:

Caso queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato.

Rolar para o topo